Dança das camas

Todo dia penso em escrever um post. O que não faltam são idéias e inúmeros acontecimentos para serem registrados. Porém, durante o dia são diversas as atividades e a noite temos um longo tempo para fazer com que os três meninos durmam. Confesso que após a dormida dos três, dificilmente tenho inspiração e ânimo para escrever. Quero mais é um banho, dar uma espiada nos e-mails, nas novidades do facebook e dormir, dormir mesmo. Por sinal, se tem algo que aprendi nesse tempo como mãe de três filhos é que a melhor coisa que posso fazer é dormir em seguida. Descansar, pois sabe-se lá como será a noite, quem acordará primeiro na madrugada. 

Sei dessa lição, porém nunca faço, sigo fielmente. Sempre quando acordo fico com o seguinte pensamento: “- Na próxima noite dormirei mais cedo!” O dia chega, vai embora e demoro para dormir. Costumo ficar no computador, assistir um pouco de televisão, conversar com o marido e quando vejo já é tarde demais, o cansaço só acumulou. Com isso, conseguem imaginar como estou me sentindo? 

As dormidas, colocar todos na cama e as madrugadas são intensas e muitas vezes longas demais. Um momento que inicia-se quando damos o leite, Lucas mama, escovamos os dentes, lemos uma história até colocarmos todos na cama. O mais interessante é que cada um tem seu tempo diferente, seu interesse e vontade. 

Felipe, mais velho, ama ouvir uma história. Então, geralmente um de nós lemos para ele. Em seguida, logo vai para a cama e facilmente adormece. Lógico que há exceções em alguns dias, no qual conversa e brinca com o Thomas, faz questão de nos chamarmos para dizer algo, para pedir para ficarmos um pouco ao seu lado, para lembrar que esquecemos de rezar, para dar mais um beijo e, assim vai. Mas de modo geral, mostra-se cansado, já que não tira mais a soneca da tarde. Deita na cama e em questão de minutos adormece.

Thomas já exige um tanto de dedicação, de inúmeras intervenções. Geralmente vê um livro e a depender da história escuta também ao lado do Felipe, já que o interesse e o tempo de concentração pouco a pouco mostra-se maior. Após todo esse momento, parece simples dizer boa noite para ambos e sair do quarto. Engano nosso. Thomas faz questão de ficar um tempo maior conosco, já que observa que muitas vezes Lucas ainda não dormiu. Acredito que pense que também possa fazer o mesmo. Observo que está totalmente na fase dos terrible two, com irmão mais novo, no qual a mãe permanece muito tempo com o bebê. O que é natural, necessário para um bebê, porém tem feito muitas coisas para chamar atenção, para mostrar o que deseja. 

Com isso estamos na batalha diária para darmos ao Thomas o limite necessário, cedermos em alguns momentos, darmos o carinho merecido e necessário também. Tarefa nada fácil que gera inúmeros questionamentos e sofrimentos.

Cedemos muitas vezes para que permaneça conosco após a dormida do Felipe. Muitas vezes Lucas está comigo ou no processo, quase adormecendo. Temos que conciliar fazer o Lucas dormir, no qual ora está no peito, ora está no colo ao mesmo tempo em que Thomas está ao nosso lado. Minha sorte é que marido participa efetivamente desse momento, apesar de muitos dias ambos quererem somente a mãe, eu... eu... eu...

Agora, pensam que para por aqui? De madrugada tem mais.


Lucas de uma semana para cá tem acordado muitas vezes durante a noite, já que anda com uma dor de barriga daquelas. Quem me disse que após os três meses as cólicas iriam embora? Cada hora algo diferente e dessa vez o organismo está se acostumando com a comida salgada, rejeitando de qualquer maneira um legume, o bendito purê de cenoura, já que provoca prisão de ventre e a gigantesca dor de barriga. Conseqüentemente acorda uma vez a noite, na segunda para mamar, três e, em alguns dias, quatro vezes. 

Logo sonolenta pego o Lucas no berço e rapidamente vou para a sala para evitar que o choro e os gritos acordem Felipe e Thomas. Que nada! Pensam que continuam dormindo? Varia muito de dia para dia. Sempre uma caixinha de surpresa e muitas vezes asssustadora no qual, por exemplo, Lucas está mamando na sala e de repente, no escuro aparece o Felipe pedindo para dormir comigo. Nesse momento, peço para ir direto pra minha cama a fim de evitar que desperte de vez o pequeno Lucas.

Já tivemos dias no qual voltei para minha cama, após um tempo colocamos o Felipe de volta na cama dele e, de repente, ouvimos um outro choro, passos no escuro, alguém chamando por mim. Dessa vez...Thomas! Thomas fazendo o maior escândalo querendo deitar comigo. Momento seguido após acabar de deitar, voltar da mamada ou mesmo enquanto estou amamentando o Lucas na sala ou colocando-o no berço. Caos total! 

Nessa hora faz-se necessário marido entrar em ação novamente. Todo mundo acalmando os filhos. Um com dor de barriga o outro chorando, falando...

Também já vivi a situação de voltar da mamada e simplesmente encontrar Felipe e Thomas na minha cama. O que fazer nesse momento? Dormir no sofá? Dormir todo mundo junto? Comprar uma cama maior ainda para os cinco? Dormir na cama deles?

Para a brincadeira das cadeiras tornar-se dança das camas só faltaria a música... 

Brinco com essas perguntas, mas a realidade é que ao mesmo tempo que sei que é uma fase, que isso tudo passará, também dá um desespero a noite, por todo o cansaço, por querer dormir e precisar dar conta de tudo isso ao mesmo tempo. 

Três filhos, demandas diferentes e o rodízio constante em minha cama...
39

39 comentários:

Dani disse...

Voce é uma heroína, juro que nunca mais reclamo das noites mal dormidas depois de ler esse post ;) !!

Nine disse...

Não é fácil, né , Celi? Penso sempre em vc. Lá em casa são 2 filhos, então é 1 para cada, eu e marido, com 3 a conta já pesa mais para um dos dois ou alguém fica de lado...

à noite é que a coisa pega. O Pedro não é bom de dormir. Acorda sempre 4 vezes e mais que isso em dias ruins. Não é fácil no dia seguinte, mas por sorte a Ísis não acorda mais à noite, mesmo que ele chore.

Força aí!
Beijos,
Nine

Dani Cassar disse...

Celi imagino seu cansaco, a Bella essa semana tem acordado durante a noite e o sono eh tanto que eu acabo deixando ela por la msm, mas com 3 eh bem mais dificil e se ceder um tem que deixar o outro e ai ja viu ne. Te admiro viu, so de ler ja fiquei arrasada de tao cansada.
Beijos e espero que logo possar ter um descanso merecido e uma noite bem dormida.

Mari disse...

Celi, como é que você sobrevive amiga? Eu ja me arrasto o dia inteiro quando tenho alguma noite dificil, imagina so uma sequência com três acordando a noite toda! o_O
Não é à toa que vc esta postando menos! E depois da noite ainda vem o dia cheio de tarefas pra fazer e as crianças a mil (claro)... So posso torcer para o Luquinhas superar a fase da dor de barriga rapidinho, para o Thomas começar a ficar bem cansado e dormir rapido(ja pensou em suprimir a siesta?) e o Felipe dormir bem pesado e não acordar nunca com o choro dos irmãos. E muito biotônico fontoura pra ti Celi! Vc é o Charles Bronson da mãezarada! :°D
bjs querida!

Cíntia disse...

Celi, acho que um dia você vai sentir falta dessa cama coletiva hein... Como ando acompanhando essa saga de colocar os três para dormir, fico às vezes imaginando quando eles crescerem... Sua cama vai parecer grande!

É uma dedicação, um empenho, uma entrega que daqui só podemos admirá-la cada vez mais Celi. Acho que trocando o legume as cólicas do Lucas tendem a diminuir, e assim, ficará só a acordada prá mamar. Tomara! Estamos torcendo.

beijos, boa sorte amiga...

Thatá disse...

Celi, um pouco sem vir aqui e o pequeno Lucas já está grandão!!Passa rápido, pelo menos para nós de fora...
Olha, vc é uma heroína mesmo, eu aqui reclamo que o meu de 1 ano ainda acorda 3 vezes na noite para mamar e olha que ele mama e dorme...e eu ainda reclamo...me senti culpada agora, pois vc tem uma rotina hardcore e passa cansaço nas suas palavras sim, mas tb passa força, tranquilidade que quem sabe o que está fazendo sabe??Sinto isso nas tuas palavras!
Bom, te desejo paciência, pois é aquilo, vai passar e passa mesmo...Os meninos estão cada vez mais lindos, hein?!
Eu tb tenho esse dilema quando Theo dorme, ele mama, nós ninamos ele, e demora a pegar no sono, quando enfim ele dorme, eu tenho que escolher entre arrumar a casa que parece que passou um furacão, de tanta bagunça, lavar a pirâmide de louças, ver um filminho curtindo o maridão ou simplesmente dormir e ter o descanso merecido...A maioria das vezes eu escolho arrumar a casa e depois banho e dormir, mas quando me deito, Theo já está acordando, pedindo o primeiro mama da noite rs!
Grande beijo!

Renata Marques disse...

É assim mesmo, aqui em casa também tem a dança das camas, as madrugadas por aqui são movimentadas! Estão lindos os filhotes.

Lu Azevedo disse...

Celi, eu sei o que é tudo isso, porém com um a menos. E no momento, sem marido, como vc sabe. A solução agora, foi botar todo mundo na mesma cama, que é grande. Daí nao tem choro de madrugada, já que só me viro, dou peito e Lily volta a dormir sem acordar o nic. Desespero mesmo é de manhã, pois invariavelmente o que acorda primeiro sempre acorda o outro, mesmo que sejam 5 da manhã. Nao sei como será qdo rafa voltar... tenho conversado com o mais velho, dizendo que depois ele vai ter que voltar pra cama dele. Sei que ele vai voltar a acordar de madrugada, pois assim era antes... Mas paciência. Nesse caso, vou me lembrar de vc e da sua dança das camas...

Lilian disse...

Oi, Celi, aqui em casa rola o que chamamos de rodízio de camas. É bem parecido com sua dança das camas, mas com um a menos. Vou lembrar de vc essa madrugada, certeza! rsrsrs beijos!

Pequenos Mimos disse...

menina com 2 tenho sambado miudinho aqui, imagino 3, uma noite dessas meu marido trabalhando e houve um choro de disputa pelo colo, o mais novo mamando, o mais velho querendo o colo só pra ele e empurrando o irmão, coisa de louco, mas no fim tudo dá certo, o que me salva é que a maioria das noites são bem tranquilas

Dayane disse...

Ai Celi, eu estava lendo e sentindo toda tua aflição mas não aguentei o riso com essa comparação com a dança das cadeiras. Tem que ser assim mesmo, ver essas situações com bom humor pois so assim pra não enlouquecer. Não deve mesmo ser fácil colocar a turminha pra dormir, mas sabemos que melhora e passa. Estou torcendo pro Lucas melhorar e não acordar chorando.
Beijos

Nivea Sorensen disse...

Até esqueci o que eu ia comentar quando vi a fofura do Lucas na foto!
Bom te ver de volta (mesmo sabendo das dificuldades de concilar tantas tarefas).
Beijos

Ana Gaspar disse...

Menina...... que NOITE é essa minha amiga???? tadinha....
cara ía lendo e arrepiando... eu a noite fico querendo meu tempo também, faço exatamente as mesmas coisas que você, tomo um banho, vou lere-mails, fuçar um pouco no Face... e as vezes converso no SKYPE com o pessoal do Brasil...
Desta forma antes disso tudo tenho que fazer Valentina dormir, que demora muitoooo... também pede histórinhas... e tenho que contar exatamente igual, pois se não ela fica me corrigindo e pedindo pra voltar "certo"desde o inicio, isso ela fez "n-vezes"... é de morrer... quando perco a paciˆncia (pois isso acontece viu!!) Ivan assume... te dia que Valentina vai dormir 24:00 hs, pode??? daí estou morta...
Por isso lendo seu pots, fiquei imaginado eu com três.... CELI você é uma vencedora.... maezona mesmo....
e sobre "cama grande", se sabe que aqui compramos uma bem grande (2x2), pois valentina sempre vai pra nossa cama... e eu não gosto de dormir apertada, não durmo bem... então aqui nos prevenimos.... rsrsrsr
Flor sobre Lucas já passa essa fase... os meses vão voar... acredite... e quando você vai para o Brasil??? em dezembro?
beijossssss

Carol Szabadkai disse...

Ahh amiga, que saudades que eu estava de saber dessa galerinha sua... rsrsrrs
Sei muito bem o que vc quer dizer com pensar em dormir mais cedo e acabar deitando tarde porque ve um filme, fala com marido, le um pouco... Mas se eu não faço isso e vou direto dormir, tenho a impressão de que não faço nada além de correr atrás das crianças o dia todo... rsrsrs É bom esse tempinho pra gente sentir que fez algo, nem que não seja muito construtivo... ahahhah
POr aqui ainda não tenho novidade. Estamos tentando o terceiro... Vamos ver... To aqui dando risada, me imaginando no seu lugar depois... ahahahha
Amiga, a fase passa. Força aí, que esses três mosqueteiros ainda vão te fazer dançar muito... ahahah
Beijão!

Carol Damasceno disse...

Celi estou começando a ficar com mais medo da chegada da Heloisa. Não que eu não tenha certeza que fácil não será, mas é que lendo casos da vida privada vejo o quão real são essas noites insones...hehehehe
Até agora não consegui colocar a Laura na cama e por sinal ela tem dormido bastante na MINHA cama. Oh dúvida cruel... Mas sei que vou conseguir... vou ter que conseguir...hehehehe

Beijocas e boa sorte para nós...

Carol

Celi disse...

Hahahaha fácil não é mesmo Dani. Mas juro que está longe de ser uma heroína, viu!? rs
Beijos

Celi disse...

Que bom Nine que as coisas estão caminhando bem... Espero que tudo melhore por aqui. De verdade, preciso mesmo! Cansada! Cansada!
Beijos e obrigada por compartilhar sua experiência. É sempre bom saber como acontece com as outras mães, o que pensam...

Celi disse...

Nem fale Dani. Espero que tenha um descanso merecido no Brasil. Nem que seja apenas uma tarde, mas bem maravilhosa, sabe! rs
Beijos

Celi disse...

Adorei todos os seus desejos... que todos aconteçam mesmo Mari. Agora, biotônico fontoura, juro que estou pensando em tomar algo...hahahaha Haja fôlego, paciência... Beijos

Celi disse...

Obrigada Cíntia. Bom demais ter com quem compartilhar os acontecimentos diários. Valeu pela força que tem me dado sempre, sempre... Um grande beijo.

Celi disse...

Difícil essa rotina Thatá... mas com mil tarefas dificilmente consigo deixá-las de lado para simplesmente dormir, dormir. Deveríamos não acha? Mas e a responsabilidade, a cobrança interna... como ficam?
Espero que essa fase melhore para nós duas.
Obrigada pelas palavras, pelo carinho!
Um grande beijo.

Celi disse...

Tão comum essa brincadeira da dança das camas, né? No fundo a gente consegue se divertir um tanto, apesar do cansaço....
Beijos

Celi disse...

hahahaha Acho que está certa viu Lu! Fico imaginando a rotina sem o marido. A gente fica realmente exausta e merecemos algumas horas de sono. Agora, como ficam na mesma cama a Lily e o Nic? Não tem perigo dele ficar em cima dela, sei lá... tenho receio quando os meus mais velhos deitam ao lado do Lucas.
Beijos e espero que tudo volte ao normal com o retorno do marido.

Celi disse...

Bom lembrar de mim! Será que dei forças para algumas mães? Será que simplesmente desanimei algumas.... rs rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Pois é... isso também tem acontecido por aqui. Uma disputa de colo, de querer atenção o tempo todo. Olha... estou pulando miudinho também...rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Obrigada querida Dayane. Mas disse tudo... só rindo e vendo toda a situação com bom humor, pensando que passará logo, logo.... Caso contrário, dá para pirar!!!! rs
Beijos

Celi disse...

Valeu Nívea! Muito bom esse espaço de troca. Adoro!
Viu só como o Lucas está literalmente fofo!? rs
beijos

Celi disse...

Ana realmente não está fácil. Fico exausta e tem dia que acordo num bode... com um bico daquele tamanho, com dor por todo o corpo.
Também temos uma cama grande, porém não adianta muito pois o Thomas ou o Felipe quando dorme deseja ficar grudado, sabe aquilo de contato, tato a tato. Pois é.... assim mesmo que acontece! Mas passará, noites melhores virão.... Asssssimmmmm espero!
Já já iremos para o Brasil.... semana que vem. Que tal?
Beijos

Celi disse...

Realmente Carol é essa impressão que tenho... que não fiz nada só para mim, entende?
Fiquei feliz de ver você por aqui. Sei que a vida é corrida, mas gosto, gosto muito de seus comentários, do seu olhar para e sobre a vida.
Beijos e boa sorte nas tentativas. Não deixe de dar notícias, hein!?

Celi disse...

Ahhhhh amiga Carol desculpe se estou deixando você preocupada. Pense que nem sempre tudo acontece da mesma maneira. Pense que terá apenas duas filhas...hahaha Tudo dará certo!
Beijos

Mari Mari disse...

Celi, voce ta pior que eu... eu aqui to reclamando das minhas baladas noite adentro: um acorda pra fazer xixi, uma acorda pra tomar leite (um dia ela pára) e o outro acorda uma vez só pra mamar. So que as vezes essas coisas acontecem as 3, 4 e 5 da manha. Ou seja, eu durmo bem mesmo das 10 as 2 ou 3 da manha, depois é rodizio tb... Mas nao boto ninguem na minha cama nao, eu que deito nas camas com eles, se precisar. Mas nao tenho nem o que dizer pra voce, sigo ate vergonha de so levantar 3 vezes e nao haver choro...

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi!!
A hora do sono é o calo de muitas mães! Se eu ja tenho trabalho com uma, imagino como é dinâmica com três filhos! Como não funciono bem à noite, sou do tipo imprestavel, caco, capa do batman, acho que eu colocaria todo mundo na minha cama, Super-hiper-mega King Size (teria que achar e comprar!) pra ter uma noite de sono garantida pra todo mundo!
Ou, um mega-super_hiper futon ou um tatame, igual japonês, e todo mundo no chão!! Ahahah : )
Mas amiga, essa fase vai passar, tenha fé : ) E pode acreditar, vc ainda vai sentir saudade!
Beijo querida!!

Ah, quanto a eleição!! Tchaaan naaannnnnnn!!! Eu achava que estava concorrendo e que o meu nome (entre 12 pais) poderia ser escolhido e, assim, representar os pais perante a escola. Maaaaassss, o meu nome era apenas um a mais na lista de uma chapa (!!! rs!!!) e a chapa era unica (rà!). Ou seja, não so eu, mas todos os pais estão eleitos!! Pegadinha da Ana Paula : ) Mas o legal é que poderei participar de reuniões, ajudar a arrecadar fundos e arregaçar as mangas. Acho que vai ser uma boa experiência : )

Celi disse...

Que bom que as coisas andam bem por aí. Melhor assim, né? Que continuem assim Mari. Por aqui tenho fé e acredito que as coisas vão melhorar... precisam...rs
Beijos

Celi disse...

Ana realmente não está fácil. Sabe que tem hora que tenho mesmo vontade de colocar todos juntos na minha cama. Como é bom dormir!!!! O que me conforta realmente é saber que tudo passará e que logo terei aquele tempinho gostoso para dormir. Acredito nisso! Mas não há como não reclamar, acordar com o corpo dolorido e tudo mais. Faz parte, não acha?
Fiquei feliz que veio até aqui me contar sobre ser representante da escola. Que bom que você poderá ficar mais próxima e aproveitar para conhecer mais ainda a escola, a proposta e tudo mais. Conte depois para nós, ok?
Um grande beijo e vamos nos falar qualquer dia desses????

Carol Damasceno disse...

Não querida. Você não me deixa preocupada, não. O que acontece é que me coloca no mundo real e eu também tenho costume de sofrer por antecipação...rs
Além do mais o marido aqui não é TÃO participativo quanto aí...hehehehe

Beijos
Carol

Laiz disse...

Imagino a canseira Celi, por outro lado ver essas carinhas fofas e sapecas da foto não tem preço!!!! Boa sorte na dança das camas e sabe que depois quando tudo isso passar acho que vai sentir saudades!!! hahaha Bjocassss

Mamãe do Otávio disse...

Ai Celi, quero esse caos na minha casa! hehehe Loucura desejar isso né?
Mas olhar pra essa foto dos três da vontade de mais filhos, de casa cheia, de caos total! Coisa boa! Bem boa! Um dia talvez vc vá sentir falta, e rir mto! heheh
bjão em todos

Celi disse...

Tenho certeza disso Laiz. Sentiremos muitas saudades mesmo! Mas é que agora, por hora, cansa... cansa demais! Agora, quem disse que seria fácil, né? rs
Beijos, beijos

Celi disse...

Verdade! Juro que quando olho uma foto dessas, as carinhas sorridentes e com ar de sapequice quero abracá-los, beijá-los muito. Tem hora que nem acredito que o tempo passou, que tenho três filhos. hahaha
Beijos